Alagoas
Casa do Brasil
Corrida
CPH
CrossFit
Duathlon
Entrevistas
Florianópolis
Fodaxman
Fortaleza
Hawaii
Igor Amorelli
Ironkids
IRONMAN
IRONMAN 70.3
Kona
Maceió
Mizuno
Mundial
Palestras
Pâmella Oliveira
Parada das Nações
PATH 5k & 10k
Quick Talks
Rio de Janeiro
Santa Catarina
Santiago Ascenço
São Paulo
Sarah True
Swim
Tênis
Thiago Vinhal
Triday
Underpants Run

04 . May . 2018

Red Mob Games :: Top-50 Fotos

No sábado, 28 de abril, aconteceram os Red Mob Games, o campeonato interno da Red Mob Crossfit. A competição foi realizada no chamativo box de Capoeiras, em São José/SC, e teve um dos WODs (Workout Of the Day – como é chamado o treino, propriamente), com natação, organizado na academia A Fitness, vizinha da sede do CrossFit.

Ao longo do dia, duplas femininas e masculinas realizaram quatro treinos prescritos na véspera pela organização, cujas cargas e níveis técnicos dos movimentos eram determinados de acordo com o gênero e a categoria dos atletas: Scale, os iniciantes; Amador, os intermediários; ou Rx, como é chamada a elite no CrossFit. Para efeito de classificação, ao final de cada um dos WODs, a colocação da dupla determinava sua pontuação e, ao final dos quatro WODs, as quatro duplas [de cada categoria] com as menores pontuações competiam na final – um quinto WOD, divulgado imediatamente antes da bateria final. Os campeões foram determinados somando-se as pontuações de todos os treinos do dia, incluindo a final.

Cada WOD teve duração entre 5 e 10 minutos, em altíssima intensidade e com ampla variedade de movimentos. Os treinos competitivos do CrossFit são divididos em basicamente dois tipos: as tarefas, identificadas pela sigla AFAP (As Fast As Possible), em que os atletas devem realizar uma atividade prescrita no menor tempo possível, com um tempo limite (time cap) pré-determinado; e os AMRAP (As Many Rounds/Repetitions As Possible), em que deve-se cumprir uma sequência pré-determinada de exercícios o maior número de vezes possível dentro do tempo estabelecido. Comparando com a corrida, um treino AFAP seria como uma prova de corrida (5km, 10km, maratona), com um limite de tempo bastante baixo, enquanto um AMRAP seria o formato de um teste de 12min, em que os atletas percorrem a maior distância possível.

Conhecidos por seus treinos que privilegiam o condicionamento aeróbio, os coaches da Red Mob fizeram jus à fama na elaboração dos WODs da competição: o primeiro deles teve componentes de natação e remo indoor; o segundo, air bike – um tipo de ciclo ergômetro em que se utilizam os pés e mãos para gerar potência; o terceiro teve corrida e air bike, novamente; e o quarto e último treino teve box jump, os saltos sobre caixa de madeira. Na final, o exercício escolhido para levar o pulso dos atletas à estratosfera foi um clássico do CrossFit: o temido burpee, na versão “piorada” ao obrigar os atletas a saltarem sobre uma barra de levantamento de peso olímpico.

Confira algumas das melhores imagens do dia, registradas principalmente nas baterias da categoria mais disputada do Red Mob Games: o Scale Feminino.