Alagoas
Casa do Brasil
Corrida
CPH
CrossFit
Descobrindo Kona
Duathlon
Entrevistas
Florianópolis
Fodaxman
Fortaleza
Hawaii
Igor Amorelli
Ironkids
IRONMAN
IRONMAN 70.3
Kona
KONA 2016
KONA 2017
KONA 2018
KONA 2019
Kona 2020
Kona 2021
Maceió
Mizuno
Mundial
Palestras
Pâmella Oliveira
Parada das Nações
PATH 5k & 10k
Probiotica
Quick Talks
Rio de Janeiro
Santa Catarina
Santiago Ascenço
São Paulo
Sarah True
Swim
Tênis
Thiago Vinhal
Triday
Underpants Run

16 . Sep . 2016

Minha roupa é Dry Fit?

Em geral, no mundo esportivo, vemos frequentemente atletas e clientes perguntando se o produto que estão utilizando é Dry Fit. Vamos começar informando que Dri Fit (com “i” mesmo) é uma marca registrada pela gigante Nike e que esse termo acabou sendo utilizado pelo mercado esportivo como um todo para designar um tipo de produto esportivo produzido com esse material.

Então, o que se espera de um produto feito com a tecnologia Dry?

A tradução de Dry do inglês para o português é “seco”, e Fit (abreviação de Fitness) tem a ver com algo esportivo; portanto, um tecido com esse sistema funciona transportando a umidade para a superfície da peça, facilitando a evaporação do suor, procurando deixar o atleta mais “seco” e proporcionando maior conforto. Comumente são utilizados materiais como poliéster, poliamidas ou microfibras de materiais sintéticos, uma vez que eles não absorvem os líquidos como o algodão, por exemplo. Às vezes esses tecidos possuem uma porcentagem de elastano na sua composição, simplesmente para dar mais conforto e compressão à peça.

Daí por diante, todo grande fabricante registrou a sua marca para identificar seu produto com essa tecnologia – exemplos são o Clima Cool, da Adidas, e o Dry Cell, da Puma.

Importante citar que essa tecnologia nada tem a ver com a peça esquentar mais ou menos do que outra, nem com proteção a raios UVA e UVB; esses são assuntos para outro post.

Para saber se algum produto se aplica à sua necessidade, sempre antes de utilizar algum novo equipamento consulte seu treinador ou até seu médico. Lembro também que equipamentos, roupas e acessórios são muito bons no auxílio à sua performance; todavia, não esqueça de treinar duro, manter o foco em seu objetivo e praticar seu esporte sempre com muita alegria. Talvez um sorriso no rosto seja mais eficaz do que um acessório bacana!